sábado, 18 de dezembro de 2010

A Melhor Música


Frases que duram para sempre. Já havíamos conversado um pouco, mas nenhum assunto disfarçava aquilo que todos nós, tanto eu e a Mari como o próprio pai, naquele momento, intimamente sabíamos: era chegada a hora dele partir. Fez algumas brincadeiras sobre a cachaça com cipó-mil-homens, a lida no quintal e o dia em que forças faltaram e foi socorrido por um vizinho que passava na rua. A noite se aproximava, era um anoitecer diferente. As energias que fizeram de meu pai um octogenário quase eterno, agora, aos poucos, iam lhe abandonando de mansinho. Meu Pai estava cambaleante, via-se a peleja da vida contra a morte, em alguns momentos até parecia que sobreviveria. Após um longo silêncio, perguntei-lhe se por acaso não queria ouvir alguma música, alguma daquelas suas preferidas que tínhamos ouvido no dia anterior, entre elas, Dio Come Ti Amo e Esquilador, sobre esta última, comentou na ocasião que, quando moço, gostava de tocar em seu violão. "Não, respondeu (com o fio de voz que lhe restava), vocês são a melhor música".

Desde então, toda vez que a mídia faz referência a melhor música de todos os tempos (Like a Rolling StoneBob Dylan - 1965), ou a melhor música de tal década, que mudam ao sabor dos ventos, o filme daquele entardecer roda em minha mente.  A voz quase sumida, dos últimos momentos de meu pai, sussurra a frase que nos fez sentir, a mim e a Mari, privilegiados, diante de um quadro de profunda tristeza por saber que a separação era iminente.

Mais tarde, já no leito do hospital,  pronunciaria suas derradeiras palavras: "Agradeço a todos, o Patrão Velho está me chamando." Assim era meu pai. Firme em suas decisões, severo nas abordagens com seus filhos, mas capaz de uma demonstração carinhosa tão simples, tão breve, tão sutil, como caracterizou sua relação com seus filhos. Era a sua  maneira de amar.





2 comentários:

INTERNACIONAL FIFA disse...

VOZNHO... LEMBREI DE TI HJ AO VER UMA FOTO MINHA... IMAGINEI O QUANTO EU SERIA PARECIDO CONTIGO.. AO ABRIR ESSE BLOG E VER AS PROPAGANDAS DOS LIVROS ALI DIVULGADOS (COLEÇÃO COMPLETA DE TOLLE) CONSTATEI QUE JÁ HAVIA LIDO TODOS... ENFIM... UM POUCO EU PUXEI POR TI... OBRIGADO
TEU NETO FRANCO

Charles Ferreira dos Santos disse...

Olá, Franco,

Grande abraço.